segunda-feira, 19 de março de 2018

Texto de apoio – 6º ano - Simbologia dos mapas


SIMBOLOGIA DOS MAPAS
A simbologia dos mapas confere às representações os seus significados, auxiliando o processo de comunicação.
Os mapas são instrumentos de comunicação, pois expressam uma representação de um dado espaço ou região geográfica. Dessa forma, eles devem apresentar alguns elementos básicos para instrumentalizar e facilitar essa comunicação, tais como o título, a escala, coordenadas de localização e a orientação.
Além disso, um elemento fundamental para facilitar o entendimento dos mapas são as legendas, que são constituídas a partir dos mais diversos símbolos cartográficos. Quando temos um ponto vermelho no mapa e a legenda indica que esse local é um posto de gasolina, por exemplo, é possível localizar na área representada onde exatamente esse posto se encontra, além de a sua posição geográfica e as suas proximidades e pontos de referência poderem ser observados.
Nesse sentido, a escolha desses símbolos precisa ser criteriosa para evitar desvios e padronizar as interpretações, cujo benefício é a promoção de uma leitura mais fácil, rápida e objetiva da representação cartográfica em questão.
Por esse motivo, a escolha dos símbolos que vão compor os mapas precisa seguir um padrão mínimo para o seu estabelecimento. Desse modo, podemos classificar a simbologia dos mapas em três principais tipos de legenda, tipificados a partir de suas formas em: linear, pontual e zonal.

Os símbolos pontuais costumam ser empregados quando a superfície dos objetos a serem destacados possui dimensões desprezíveis em relação à área total representada. Por exemplo: um ponto de ônibus em uma cidade inteira ou uma cidade no mapa-múndi. Eles possuem a vantagem de representar a localização exata dos pontos indicados.
Os símbolos lineares são aqueles utilizados para representar objetos e elementos de larga extensão, mas que não possuem uma largura relevante. Essas representações precisam necessariamente estarem de acordo com a escala do mapa para indicar corretamente a extensão dos pontos indicados. Exemplo: rodovias e ferrovias.
Os símbolos zonais são utilizados para representar áreas inteiras ao longo de um mapa, como a extensão de um campo agrícola ou o espaço urbano na área de um município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário